F.A.Q.

Olhares

(Rafael Urban, Carnaval de Curitiba, 2007)

(Rafael Urban, Carnaval de Curitiba, 2007)

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008

Me apaixonei pelo Carnaval de Curitiba. Depois de crescer escutando e formando os piores estereótipos possíveis, resolvi conhecer a festa. Em 2007, levei comigo minha câmera para a Cândido de Abreu e passei algumas das mais divertidas horas daquele ano fotografando um universo novo e rico; cheio de possibilidades e curiosidades. Enquanto a “Jesus Bom a Beça”, escola formada por uma congregação de igrejas evangélicas, desfila, com o intuito de “tirar o pecado da avenida”, representantes de outras igrejas distribuem panfletos que instruem a platéia sobre os riscos de participar de uma festa tão perigosa.

Nas mais de trezentas fotos que tirei, aparece um Carnaval bonito que, por momentos, lembra a suntuosidade da festa irmã e um tanto mais rica no Rio de Janeiro. Sem dúvidas, foi um olhar que encontrou a disposição para ver o lado bonito dessa história. Resolvi, neste ano, multiplicar essa experiência. Partindo disso, convidei dez fotógrafos da cidade, pessoas de diferentes backgrounds, para fotografarmos o Carnaval 2008 de Curitiba. Será que o resultado será parecido? As imagens vão retratar olhares que veem uma festa bonita ou triste? Aguardemos.

Um post será criado para abrir espaço para a participação de outros fotógrafos.

Segue a equipe:

Albert Nane
Fotógrafo, músico e poeta. Transita por todas as formas da artes visuais. Pratica a difícil arte do silêncio. É exímio jogador de sinuca. Tem suas próprias e indispensáveis opiniões.

Alberto Melo Viana
Fotógrafo e Jornalista. Trabalhou como fotojornalista entre 1976 e 1996 para vários jornais e revistas de Curitiba e do Brasil. Entre 1989 e 1991, foi membro da Executiva Nacional dos Repórteres Fotográficos. Idealizou e organizou a Semana de Fotografia – Cidade de Curitiba (1991-92). Realizou várias exposições individuais e participou de muitas coletivas. Foi Secretário de Comunicação e Cultura de Antonina entre 1997 e 2004. É mestre em Comunicação e Linguagens, pela UTP. Seu tema de pesquisa é fotojornalismo em Curitiba.

Daniel Oikawa
Designer gráfico pela UFPR com Especialização em Fotografia pela FIC. Professor de técnica fotográfica dos cursos de Comunicação Social da Facinter e do paralelo: centro de artes visuais. Coordenador do projeto Oficina de Fotografia.

Élida Oliveira
Formada em Jornalismo, atua na defesa de direitos de crianças e adolescentes. Na fotografia tem especial interesse por documentais em P&B. Nessa linha, desenvolveu um trabalho na área de proteção ambiental em que fica o Lixão do Embocuí, em Paranaguá, projeto com o qual ganhou o prêmio Sangue Novo de Jornalismo em 2006. Atualmente dedica-se à finalização do ensaio realizado em um centro de socioeducação do Paraná, registrando o cotidiano de adolescentes privados de liberdade.

Iraisi Gehring
Formada em Design Gráfico pela PUCPR e com pós-graduação em Fotografia pela FIC. Há cinco anos desenvolve um projeto autoral, fotografando o carnaval de rua de Curitiba. Desde 2003 desempenha a função de diretora de arte na View Editores. Na sua trajetória destaca-se a extensão em Belas Artes que fez em Harare, no Zimbábue, e o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUCPR.

Nicole Lima
Fotógrafa, formada em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPR, e pós-graduada em Design pelo Unicenp. Atualmente cursa a pós-graduação em História da Arte na EMBAP e é coordenadora geral do paralelo: centro de artes visuais, onde também ministra o curso “a construção do olhar”. Ainda que fotografe há 15 anos, só acredita que vê as coisas quando as desenha. Nas horas vagas sonha em ter mais horas vagas.

Oswaldo Eustáquio Filho
Fotógrafo, acadêmico de Jornalismo é diretor fundador da organização não governamental Aldeia Brasil. Em 2007 foi premiado na Mostra Caixola e no Prêmio Sangue Novo de Jornalismo na categoria Fotojornalismo.

Rafael Urban
Jornalista, colaborador das revistas Juliette e piauí. Foi repórter da Folha de Londrina e editor da Revista de Cinema Juliette. Entre 2007 e 2009 coordenou o Putz – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba e atualmente é diretor de produção do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Dirigiu os curtas-metragens “João e Maria” (2006) e “Atrizes” (2008). Cursa a pós-graduação em História da Arte na EMBAP.

Terence Keller
Especialista em Cinema pela FAP-PR. Atua como roteirista, diretor e editor de vídeos. É diletante na literatura e fotografia. Atualmente é coordenador do Díinamo – Núcleo de Cinema e diretor do programa de televisão Díinamo na TV.

Tom Lisboa
É Mestre em Comunicação e Linguagens, professor da pós em cinema da Universidade Tuiuti do Paraná, artista visual, autor do livro “Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta” e criador do Curso de Cultura Cinematográfica. Também é o responsável pelas sessões do cineclube Contramão. Seu site pessoal é o sinTOMnizado.

Zaclis Veiga
Jornalista e fotógrafa. Mestre em Multimeios com pesquisa na área de Antropologia Visual, pela UNICAMP. É autora dos livros Telejornalismo e Violência Social – a construção de uma imagem e Visões de Ponta Grossa – mosteiro da Ressurreição. Publicou artigos relacionados à fotografia, folkcomunicação e antropologia visual. É professora de fotojornalismo no curso de Jornalismo do UnicenP e Vice-presidente do Instituto Cultural de Jornalistas do Paraná.

2 comentários:

… disse:

Pelo o que eu entendi, você gostou mesmo da Escola Evangélica que desfila, mas prega o não-desfile, né?
2 de Fevereiro de 2008 13:04

Anônimo disse:

ola pessoal
parabens pelo trabalho ou pelos trabalhos, muito importante esse registro do nosso carnaval, só estou enviando esse comentario para deixar parabens e quando ocorrer outra saida fotografica, voces podem me chamar para acompanhar que sera um prazer.
um abraço e felicidades a todos
Leandro Ribas
6 de Fevereiro de 2008 15:21

Anúncios

2 Respostas para “F.A.Q.

  1. buenas…

    fotografei o carnaval de curitiba, como faço para mandar as fotos para o blog?

    abração
    alexandre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s